Bem-vindo ao Programa de Recuperação de Áreas Degradadas do Parque Alphaville Campinas! Nosso objetivo é simples: recuperar e enriquecer as áreas verdes do nosso empreendimento.
Atualmente, nossas áreas verdes estão tomadas por espécies exóticas e invasoras, como leucenas (Leucaena leucocephala), mamonas (Ricinus communis) e bambus-alastrantes (Phylostachy ssp), árvores que se multiplicam em grande quantidade e acabam competindo (e vencendo) com as espécies nativas que ali existem. Espécies exóticas são aquelas que ocorrem em uma área fora de seu limite natural historicamente conhecido, como resultado da dispersão acidental ou intencional através de atividades humanas (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 1992). Estas espécies foram definidas em diversos estudos realizados pela comunidade científica, por ter um alto potencial de adaptação e competitividade, além de ter uma disponibilidade nula de geração de frutos, que acaba por proporcionar um ambiente sem alimentos para a fauna existente no local. A leucena, uma das árvores dominantes da área do Parque, é uma espécie arbórea que se encontra na lista das 100 espécies invasoras mais agressivas do planeta.
Figura 1: Exemplo de mata dominada pela leucena, espécie invasora.
Como testemunho do nosso compromisso com a sustentabilidade, o Projeto de Reflorestamento elaborado para o Parque Alphaville Campinas prevê a supressão destas espécies invasoras e o plantio de 31.753 mudas de espécies nativas e frutíferas, proporcionando a transformação destas matas degradadas e sem disponibilidade de recursos, para uma mata rica em alimentos e nutrientes, próximo ao habitat ideal para nossa fauna. Para se ter uma noção da dimensão de nosso projeto, a área a ser reflorestada é equivalente a 20 campos de futebol!
É importante ressaltar que todas as atividades realizadas são autorizadas em projetos aprovados pelos órgãos licenciadores como CETESB e Prefeitura de Campinas, além de terem o acompanhamento integral de equipe composta por biólogos e engenheiros ambientais com a emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica ART’s.
O acompanhamento realizado pela equipe de biólogos tem o intuito de direcionar a supressão e realizar o manejo e afugentamento da fauna existente e será realizada durante toda a etapa de supressão, a fim de reduzir os impactos aos animais. Lembrando que, mensalmente são executadas campanhas de monitoramento de fauna pela equipe especializada de biólogos em toda a extensão do Parque.
Figura 2: Acompanhamento de biólogo durante etapa de supressão.
Nossas atividades de supressão e plantio serão realizadas pela Tarumã, uma empresa com todas as licenças ambientais válidas, com equipe multidisciplinar e parceira da Alphaville em grandes projetos de sucesso, como por exemplo o Reserva Dom Pedro, cuja evolução pode ser visualizada nas fotos abaixo. A Tarumã possui viveiro próprio em uma área de 12.000,00m² em Joaquim Egídio, e é uma referência em projetos de restauração florestal na região de Campinas.
Figura 3: Case de sucesso Tarumã e Alphaville Reserva Dom Pedro.
Figura 4: Comparativo entre abril de 2022 (início do plantio) e julho de 2024.
Todas as ações que serão realizadas durante a execução do Projeto de Reflorestamento estão descritas no estudo anexado abaixo, demonstrando toda a característica existente atualmente na área e as ações propostas para o reflorestamento e manutenção. Além disso, estão previstas ações para que a comunidade local participe de nosso plantio, fazendo com que cada um tenha a oportunidade de fazer parte da maior ação de plantio da cidade.
Em caso de dúvidas ou sugestões, nosso canal de Comunicação Social permanece aberto! Envie um e-mail para pcsambiental@alphaville.com.br ou entre em contato pelo Whatsapp/Telefone: 11 91000-0136.
Fonte:
“Analise de invasão biológica e uso de diferentes métodos de controle de Leucaena leucocephala (Lam.)”, disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/agroecossistemas/article/download/12894/10491
“Antes vista como ‘milagrosa’, planta invasora e perigosa se espalha por Fernando de Noronha”, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-50951141
“Leucena: quem realmente é você? – Com ampla distribuição por todo o território nacional, a leucena invade os mais variados tipos de ambientes e ecossistemas.”, disponível em: https://revistacultivar.com.br/artigos/leucena-quem-realmente-e-voce
”Uma proposta de erradicação da espécie exótica invasora denominada Leucena em uma área do município de Itapira-SP e o favorecimento da biodiversidade local”, disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/5075
“Plano Municipal do Verde de Campinas”, disponível em: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/clima-meio-ambiente-e-sustentabilidade/pagina/plano-municipal-do-verde
Recortes do Projeto